sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cãibra

Cãibra:O mito da banana

Por Aulus Sellmer | 09/11/2005


Banana não evita cãibra
A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas.
Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia.
 E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira.
 A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras. Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.
 Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma idade que ajuda a repor o sódio perdido.    
Previna as cãibras antes que elas comecem, segue abaixo algumas recomendações:
1. Beba líquidos antes, durante e depois da sua sessão de exercícios;
2. Tente repor os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados ou transpiração abundante com uma bebida isotônica;
3. Realize uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.  
Quando as cãibras aparecerem você pode tomar algumas medidas como:  
1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. 3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.
Fonte: webrun.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estrada Frei Sergio/Pinheirinho/Carvalho Pinto

Neste Sábado fizemos um rolê de boa, sem serra, sem pressa, pra voltar a ativa, soltar a musculatura e ver como o corpo íria reagir...
Rodamos 49 Km entre terra e asfalto e foi tranquilo.
Mirão estava a dois meses sem rodar,  eu(Wenzel) estava a duas semanas e o Danilo a mais de um ano....


Esperámos mais pessoas, mas como sempre o povo preferiu ficar dormindo. Quem foi curtiu uma manhã agradável,  não estava muito quente e o sol só ficou forte depois das 11:30hrs.
Começamos na Padaria Bello Pane no Jd S. José, seguimos até a casa Frei Sérgio e depois para a estrada do Pinheirinho, dali fomos até a Floriano Rodrigues Pinheiro sentido Carvalho Pinto.


Estamos no aguardo aí pra um rolê por lugares novos e uma galera nova, e quem quiser participar é só entrar em contato, hora boa pra voltar a rodar....
Abração, fiquem com Deus e até a  próxima.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dor lombar e o esporte

A dor lombar é uma das dores mais incapacitantes no esporte, principalmente quando se trata de ciclistas, corredores e triatletas. Na minha prática de fisioterapeuta esportiva, esse é um quadro muito comum, e que torna a prática da atividade desprazerosa e preocupante.

A lombalgia pode ser originada por diversos fatores, e na maioria das vezes, esta acontece por um conjunto deles, e não por uma causa isolada. Bastou um treino muito longo, umas subidas muito íngremes, um terreno muito acidentado, uma noite mal dormida, uma postura errada na cadeira do escritório... para que o quadro álgico se instalasse!

Algumas pessoas já têm certa predisposição a ter dor lombar por alterações estruturais nas curvaturas da coluna, por hábitos posturais incorretos, por desequilíbrios musculares, pela técnica incorreta da atividade esportiva, por falta de mobilidade da coluna. Mas todo atleta está suscetível a ter dor lombar na prática de sua atividade. Por isso é tão importante a prevenção e a preocupação com os cuidados necessários para que ela não apareça. A própria dinâmica do esporte tende a gerar desequilíbrios entre a musculatura, e a criar posturas sustentadas por longos períodos de tempo, posturas estas que muitas vezes não são fisiológicas, e criam situações de dor.

Assim, é necessário que o atleta faça um trabalho paralelo ao seu treinamento, visando corrigir esses desequilíbrios musculares, trabalhando principalmente a musculatura estabilizadora do tronco. Além de proteger a coluna, esses músculos fazem com que os movimentos se tornem mais precisos, facilitando a correção postural e melhorando o movimento dinâmico dentro do esporte.

Trabalhar a mobilidade da coluna também é de fundamental importância, o que acontece em paralelo com o trabalho de consciência corporal do atleta. Existem diversos exercícios com esse objetivo, e que trazem resultados muito benéficos.

A postura que o atleta fica no dia-a-dia é outro fator que deve ser observado por ele. Por mais que o atleta faça um trabalho específico para correção de desequilíbrios, na maioria das vezes ele passa mais tempo trabalhando do que fazendo sua atividade física. Assim, ele deve se preocupar em manter uma postura correta mesmo não estando em cima da bike ou pelas ruas com seus tênis de corrida.

O Bike Fit feito por um profissional capacitado também é fundamental, e muitas vezes a mudança do tamanho do avanço ou a alteração da distância entre o banco e o guidon já basta para que este incôdomo desapareça.

A natação, o Pilates, a musculação, o treinamento funcional, o Yôga e a Osteopatia são exemplos de atividades paralelas que vão te ajudar a ter um corpo saudável e preparado para atividades físicas intensas, e para que o ganho de performance aconteça de forma natural e gradativa.

Fonte: site Pedal.com.br
Postado por: Guiné em 28/08/2009

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Você é ciclista se...

Você é um ciclista se...

1. Sua namorada(o) fala: " Se você comprar outra bicicleta eu vou te deixar." e você pensa: "Eu acho que vou sentir saudades dela!"

2. Você tem mais garrafinhas de água do que copos na sua casa.

3. Você tem mais bermudas e camisas para pedalar do que roupas para trabalhar.


4. O melhor par de sapatos que você tem... tem taquinhos nas solas.

5. Você está andando na rua e faz sinal que vai virar à esquerda.

6. Você vai a loja próxima a sua casa de bike.

7. Quando alguém fala de distância, você pensa imediatamente quanto tempo levaria para pedalar a mesma.

8. Você aponta e mostra os buracos no asfalto, mas você está dirigindo seu carro sozinho (a).

9. Enquanto dirige seu carro, você grita para os passageiros "carro atrás!", quando um carro se aproxima.

10. Sua bike custa mais do que seu carro.

11. Você cumpre uma kilometragem maior na sua bike do que no seu carro.

12. Sua mão tem um bronzeado estranho, que coincidentemente, parece com o formato das suas luvas para pedalar.

13. Noticiário de tempo pode ser dividido em duas categorias: bom dia para pedalar e dia ruim para pedalar.

14. Você descobre que vai ser pai e a primeira coisa que você pensa é como irá programar seus treinos para evitar o divórcio e continuar sendo pai.

15. Você gasta duas vezes mais comprando roupas para pedalar do que com roupas para trabalhar.

16. Você apresenta sintomas de abstinências se ficar fora da bike por mais de um dia.

17. Você fala com sua namorada (o) com a cara mais séria que está muito quente para cortar a grama e sai para pedalar por horas.

18. Você sonha em ganhar na loteria e a primeira coisa que pensa são quantas e quais bicicletas irá comprar.

19. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias quentes. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias frios, chuvosos, com névoa.

20. Ah... inventa uma... era só para fechar a listagem com um número redondo.

fonte: site trilhas e aventuras....